750KM PARA CAMINHAR DE SANTIAGO DO CACÉM A SAGRES E LAGOS

A Rota Vicentina

Há muito que os caminhos existiam, dividindo-se como traços por entre a paisagem. Uns mais largos, outros apenas linhas ou a noção de que era preciso ir de um ponto ao outro. Atalhos e veredas outrora percorridos pelas gentes locais, turistas mais afoitos e informados

ou aqueles que queriam aventurar-se e perder-se na Natureza. Todos esses percursos estão agora delineados, mapeados e integralmente sinalizados, criando uma rede pedestre com várias etapas e a que se deu a designação de Rota Vicentina. Já é uma longa história.

Pernas para que vos quero

São mais de 750 km de Norte a Sul, divididos em duas vertentes principais, o Caminho Histórico, no interior e o Trilho dos Pescadores, junto à costa e sempre com o oceano à vista. Cobrem toda a costa do Sudoeste português, desde a cidade histórica de Santiago do Cacém, com o seu castelo do século XII e os vestígios romanos e celtas bem perto, passando pela ponta de Sagres, no Cabo de São Vicente, com uma extensão para a cidade de Lagos. A estes se juntam rotas circulares, espalhados por toda a região, aprofundando os inúmeros pontos de referência e de interesse, entre o mar e o campo verdejante. Por entre povoações e lugarejos, vales e montes, reportado no

contacto próximo com as tradições locais e os seus habitantes. Os sabores, as paisagens deslumbrantes e o descanso no final, nos mais variados alojamentos e pontos de degustação de qualidade garantida, suportados por uma rede de serviços e actividades,

Mapa da Rota Vicentina em 2015

que fazem deste projecto uma oferta irrecusável.
A Rota Vicentina é um pequeno universo construído num esforço conjunto entre entidades privadas e públicas, iniciada com o impulso da Associação Casas Brancas, que encontraram no Turismo de Natureza uma via para o desenvolvimento local, numa região que merece ser redescoberta e vivida como um dos pontos de maior interesse turístico do país. Esta Rota resulta de uma criteriosa selecção de caminhos rurais e costeiros, que se encontram num precioso estado de conservação, no que respeita à paisagem, aos valores naturais e ambientais, à cultura e às tradições. Vale a pena!

DUAS REGIÕES UNIDAS

“Amor a esta terra”

A liberdade para um mundo novo fica a curta distância, fica ali, para lá do rio, para lá da estrada. E é tudo o que este irresistível filme revela, para que se compreenda o que as palavras não conseguem explicar e para que não restem mais dúvidas sobre todo este projecto. Para uma existência sustentável e saudável. Um pequeno passo para um ar livre. Se ainda não ficou contagiado, este é o momento, a sua Rota Vicentina começa aqui.

A verdade é que apetece chegar a casa, pegar na mochila e deixar tudo para trás, não é? Já sabe onde fica, é só começar…

A um braço da Quinta

A Quinta do Chocalhinho está a uma curta distância de todo esta torrente . A Sul, na passagem da Rota por Odemira, e a Norte, no início da etapa entre Odemira e a vila de São Luís. Daqui pode chegar e partir, fazer uma pausa

e continuar a sua viagem pelo meio da Natureza. E porque a Rota, para além das pernas dos seus caminhantes, é um empreendimento de várias forças, a Quinta do Chocalhinho pode ajudá-lo a planear o seu percurso, de uma ponta à outra, contactando os diferentes pontos e organizando todas as jornadas para uma viagem inesquecível. Basta para isso que nos contacte.

Rota Vicentina a Sul, na ligação a Odemira [VER MAIS INFORMAÇÕES]

Rota Vicentina a Norte, a caminho de São Luís [VER MAIS INFORMAÇÕES]

Preparamos o seu percurso na Rota Vicentina. Contacte-nos!

«A Rota Vicentina é uma grande rota pedestre no SW de Portugal. Formada pelo Caminho Histórico, pelo Trilho dos Pescadores e por percursos circulares, totalizando cerca de 500 km, entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa. Tudo para percorrer a pé.»
VENHA CAMINHAR CONNOSCO