Odemira tem “As melhores praias de Portugal”

A praia da Zambujeira do Mar foi uma das escolhas da Bandeira Azul

A praia da Zambujeira do Mar vai hastear a Bandeira Azul

As praias do litoral odemirense voltam a hastear em 2013 a Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias das Furnas, Almograve (ambas na freguesia de Longueira/Almograve), Carvalhal (freguesia de S.Teotónio) e Zambujeira do Mar vão hastear de novo a Bandeira Azul.

A ABAE aprovou as quatro candidaturas apresentadas pela autarquia, o que comprova a qualidade das praias odemirenses, inseridas em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A Bandeira Azul é atribuída às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, de segurança e serviços.

O símbolo Bandeira Azul vem juntar-se ao título de “Praias Maravilhas de Portugal”, conquistado em setembro de 2012 pelas praias das Furnas/Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. É neste sentido que Odemira afirma que tem “As melhores praias de Portugal”.

Furnas, passeios tranquilos entre o rio e o mar

Eleita a Melhor Praia de Rio nas “7 Maravilhas Praias de Portugal”, localiza-se na margem sul do Mira, tendo como cenário de fundo as praias da Franquia e Farol e Vila Nova de Milfontes. Tem uma frente de rio e outra de mar, junto à foz, onde o areal é mais amplo. A sua extensão convida a demorados passeios à beira-mar, junto ao rio ou às altas falésias a sul, assim a maré o permita. A paisagem envolve-nos entre o verde da serra e dos pinhais envolventes e o azul forte da foz. Oferece excelentes condições para os desportos náuticos.

Almograve, uma baixa-mar ímpar

Situada a cerca de 500 metros da localidade de Almograve, é uma praia com um areal pouco profundo mas extenso, sendo destino predileto de muitas famílias. A maré baixa proporciona autênticas piscinas naturais para satisfação dos banhistas de todas as idades. Ao contrário, a maré-cheia costuma apresentar alguma rebentação. Apresenta boas condições para a prática de bodyboard. Do alto das suas falésias, nos miradouros, contempla-se a força do Alentejo Atlântico e a beleza do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, numa paisagem ampla e cheia.

Zambujeira do Mar, onde o sol se põe no mar

Eleita a Melhor Praia Urbana nas “7 Maravilhas Praias de Portugal”, situada numa alta falésia, é um dos destinos turísticos mais procurados da zona. Várias gerações têm a referência da Zambujeira do Mar “como a sua praia”. Ladeada por pequenos areais, a norte e a sul, oferece ótimos refúgios para evitar a agitação das praias principais e desfrutar de momentos de descontração e contacto com a natureza no seu estado mais puro. Proporciona excelentes condições para a prática de surf e bodyboard. Há quem defenda que o pôr-do-sol nesta praia é o mais bonito.

Carvalhal, em harmonia com a natureza

Localiza-se poucos km a sul de Zambujeira do Mar. O acesso faz-se a partir da localidade do Brejão ou, por terra batida, a partir de Zambujeira do Mar. Apresenta-se num quadro natural único, caracterizado por um vale profundo, recortado por um riacho que atravessa a praia até ao mar. A praia é ladeada por altas arribas, que a protegem e escondem. Reúne os requisitos essenciais para o conceito de praia: sol, excelente qualidade de água e do areal, beleza e harmonia com a natureza. Aqui respira-se ar puro, mas também paz.
TEXTO: CÂMARA MUNICIPAL DE ODEMIRA